quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Seguindo as regras

Eu aprendi a cozinhar ajudando meu pai na cozinha.
Nunca soube quantas xícaras de água se usa para fazer arroz, mas asseguro que também nunca errei! Mas um dia eu comecei a sentir falta de mais informação, de idéias novas, e aí o caminho mais curto é começar a testar algumas receitas. E assim fui indo, sempre achando um tédio aquela história de selecionar os ingredientes e suas quantidades antes de começar. Pra quê serve isso?!? Só pra sujar mais louça! Uma chatice...
Até que passei a tentar receitas simples, mas tradicionais. E imagina a alegria quando acertei de primeira o Molho Hollandaise, no ponto perfeito! Teve até direito a foto no facebook!
Mas chega um dia que começa a faltar mão - segura a panela, a colher, acrescenta a farinha mexendo sempre, junta a gema batida... e a receita que no livro era uma barbada parece só uma panela suja que não se sabe o que fazer com ela. E o que se pensa nessa hora?
"Porque não deixei tudo separado antes?!?"

O meu momento de iluminação veio na tentativa de fazer um Molho Poulette, que tá super bem explicadinho no Mestre Cuca da Larousse, era só seguir as regras...
Receita: corte 20g de manteiga em pedacinhos e reserve. Dilua duas gemas em 200 ml de Caldo claro de vitela ou de frango e aqueça por 10 min em fogo brando, batendo sem parar. Adicione suco de meio limão e a manteiga. Retire do fogo assim que o molho aderir bem à colher. Tempere com sal e pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário