quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Lombinho de Ano Novo

Muito bom ver que meu hobby pode divertir também pessoas queridas!!
Passei o Reveillon na casa de amigos e cada janta preparada foi um prazer muito maior do que eu imaginava, que só reforça uma teoria antiga de que aquilo que fazemos com amor contagia.
O cardápio foi pensado sem muita pretensão, a idéia era não ter muito trabalho pra não perder a tarde de sol na piscina e poder ter tempo pra todos os demais rituais de Ano Novo.

Como lentilha não pode faltar, optei pela lentilha com tomates da página 289 (que posso escrever em outro momento) e um Lombo à Alentejana. O anfitrião nos brindou com uma entrada que não podia ser mais recheada de memórias: canudinhos de atum!! Passei a infância comendo esse salgadinho em todas as vezes que ia na minha vó (a doceira) que faleceu este ano.

Mas vamos ao prato principal!
Para fazer duas peças de lombinho, usei suco de um limão, de uma laranja, meia xícara de vinho branco seco, duas colheres de chá de alho picado, sal e pimenta do reino para deixar duas horas marinando.
Depois fiz uma mistura de 03 colheres de margarina com uma de extrato de tomate e passei em todo o lombinho, colocando-o em uma travessa untada e com a parte da gordura para baixo. Reguei com a marinada e levei para assar em fogo médio, regando de vez em quando. Na metade do tempo, virei, colocando a parte da gordura para cima e acrescentando batatas levemente cozidas e cortadas em pedaços grandes. Quando estavam cozidos, retirei do refratário para arrumar no prato.
Na assadeira, acrescentei um pouco de água na assadeira e levei ao fogo, mexendo sempre e acrescentei uma colher de sopa de amido de milho dissolvido em água. Coei, acrescentei um pouco de pimenta do reino e levei para uma molheira.
Com ajuda para fatiar a carne, montei na travessa com as batatas.
fotos de http://www.janicepradofotografia.com.br/
Para acompanhar, ainda teve um arroz com alcaparras surpreendente e, claro, muita espumante!!
 


3 comentários:

  1. Muiiiita espumante!!
    Foi um Reveillon gastronômico e cheio de sol!
    viva!!!

    ResponderExcluir
  2. Se pedisse por isso acho que teria recebido tanto! Alma renovada pra 2013!

    ResponderExcluir