quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O nhoque do desperdício

Poucas coisas me incomodam tanto quanto o desperdício de comida. Eu detesto ter que jogar comida fora e por isso sempre tento fazer o suficiente para o número de pessoas, não servir mais do que o necessário no prato e vivo incentivando as crianças a se servirem aos poucos.
E ontem, dia de nhoque da fortuna, vi bons ingredientes praticamente indo pro lixo (o que não deixei, claro!). Certo que a receita é de nhoque, fui experimentar fazer o de farinha de trigo.

04 colheres de farinha peneirada com 1 copo de leite e sal. Levei ao fogo, cozinhou e deixei esfriar. Aí era para acrescentar 04 ovos e uma colher de queijo ralado. Pensei em colocar só um, mas lembrei que em quase todos os posts eu mudo a receita e achei melhor seguir certinho pra depois não reclamar. Infeliz idéia! 

Quatro ovos depois e eu tinha um mingau.  Bom, obviamente eu já tava desanimada, mas não ia pôr tudo fora. Acrescentei mais 03 colheres de farinha e levei ao fogo para cozinhar de novo. Para fazer as bolinhas, fui usando duas colheres pequenas, porque era impossível fazer rolinhos e cortar. Cozinhei na água com sal.

Precisava de um molho rápido porque tudo demorou mais que o esperado.  Fui de Molho Breton:
03 gemas cozidas passadas pela peneira, suco de um limão, uma colher de sopa de mostarda, duas colheres de salsinha bem picadinha, duas colheres de manteira, pimenta do reino e sal. Levei ao fogo (não pode deixar ferver).

O molho deu certo, mas realmente não combinou com o nhoque e tudo ficou muito pesado. Acho que poderia ter usado menos limão, ou um limão siciliano, menos ácido.

Farei o molho em outras oportunidades, mas pra servir com um peixe, em poucas quantidades, porque ele é realmente bem presente e firme, encorpado.

O resultado é que fui dormir chateada, me sentindo jogando comida fora. Me resta esperar mais 58 dias, porque fevereiro não tem 29 este ano...


Nenhum comentário:

Postar um comentário