segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A experiência da empadinha

Quanto óleo uma empadinha pode soltar assando?? 
Eu nem sabia que podia!
Como já falei, farinha, ovo e manteiga são figurinhas fáceis aqui em casa. Pra dar uma variada e no firme propósito de testar o máximo de receitas possíveis, resolvi experimentar a massa (suuuuuper fácil no livro) básica das empadinhas da Dona Benta. 
Tudo bem que eu já aprendi que tenho que medir os ingredientes, mas por que cargas d'água eu resolvi ignorar que receita é pra ser seguida como tá escrita????
Comecei bem: misturei meia xícara de farinha, 100 gramas de manteiga, sal e aí comecei a inventar... em vez de duas gemas, usei um ovo e uma clara. Ficou tão mole, que dispensei o 1/3 de xícara de leite e ainda acrescentei farinha!! Aí chutei o balde e usei farinha branca mesmo, pra dar uma 'colada'. Quando ficou firme, levei à geladeira, como mandava o livro.
Claro que ficou mais do que os 20 minutos indicados, mas tudo bem, aproveitei pra limpar a cozinha, e preparar as forminhas. Aliás, untei 3 forminhas, porque a massa não rendeu quase nada. Porque? Quem sabe porque eu esqueci da pitada de fermento da receita?!?!
Mas não vamos desistir! 
Forrei as forminhas com a massa e recheei com uma mistura de atum e requeijão. Cobri com o restante da massa e ainda botei uns grãos de gergelim por cima (super otimista! "vai ficar bom E bonito"). Tá, vai pro forno!
Eis que depois de uns minutos fui olhar a evolução. 
Eram três empadas fritando na própria gordura. Sério. E eu pensando num lanchinho simples, rápido e fácil pra janta...
 
E se a proposta do blog é ser honesta, foto das ditas cujas logo que saídas do forno(às pressas, lógico, quando a tampa secou), sem filtro, sem ajuste de cor, sem retoque:

E a casa inteira cheira a queimado...
Obviamente, desenformar foi uma barbada!!!

Agora a parte incrível: depois de uns minutos, ficaram sequinhas e pouca (na verdade, quase nada) gordura foi absorvida pelo guardanapo de papel. O recheio ficou cremoso, a massa não esfarelou e não queimou nada! 






Aliás, ficou uma delícia!

E eu não entendi nada...

Um comentário: