sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quiche de Palmito

Um grande conhecido da minha cozinha é o quiche. Os motivos? Sempre tenho os ingredientes em casa, é rápido, suja pouca louça, é tudo de bom!
Nesse meu momento Dona Benta, busquei na "Bíblia" a recomendação e descubro que era bem semelhante ao que eu já estava acostumada. Vamos lá:
Massa
1 e 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo (dá pra misturar metade de farinha refinada e metade de farinha integral.)
1/3 de um tablete de manteiga gelada
1 ovo
1 colher de sopa de água
1/2 colher de chá de sal (não tá no livro, mas quando meu alecrim tá bonito, gosto de colher umas poucas folhas, picar e misturar na massa)
Prepare a massa peneirando a farinha em uma tijela e coloque a manteiga gelada cortada em cubinhos no centro da farinha e amasse tudo. Bata levemente o ovo, a água e o sal e misture para incorporar na massa. Deixe descansar por 20 minutos na geladeira.
Aqueça o forno.
Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma assadeira com aro removível de 22cm de diâmetro por aproximadamente 2 de altura. Não se esqueça de untar e enfarinhar a forma!
Com um garfo, faça alguns furos no fundo da massa, recheie e leve para assar em forno médio.
créditos da foto http://www.janicepradofotografia.com.br/
Dessa vez, meu recheio foi o seguinte: cobri a massa com palmitos picados. Por cima, cobri com um pote de creme de leite fresco batido com três ovos inteiros e pimenta do reino. Lindo, né?

Um comentário: