segunda-feira, 18 de março de 2013

Macarrão à Bolhonhesa (receita do molho, na verdade...)

O blog começou no intuito de registrar minhas experiências na execução das receitas do livro Dona Benta - Comer Bem. Sei que tenho publicado muitas receitas que não estão no livro e acho importante explicar o porque.
Tenho ficado bem chateada quando vou escolher uma receita, muitas vezes algo bem tradicional, na expectativa de aprender o 'jeito certo' ou 'como se fazia em 1940' e o que encontro são dicas de combinações e não de técnicas culinárias. Um exemplo são as massas: sistematicamente a receita de espaguete à xxx e vem com 'como se faz' a informação de 'cozinhe xx gramas de espaguete'.
Eu acabo com a sensação de que não se trata de uma receita propriamente, mas usa sugestão de cardápio.
Mas verdade também seja dita: na página 376 temos duas receitas de massa para macarrão. Só que quando eu fui fazer massa, fui buscar na Larousse, que tem me passado melhor as técnicas.

Bom, então a minha receita de Macarrão à Bolonhesa será na verdade a receita do molho da página 358.
 
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada
- 1 cenoura pequena ralada grosseiramente
- 1 talo de salsão picado (eu não tinha... fiz sem)
- 1 dente de alho picado
- 1 kg de tomates maduros sem pele (eu gosto de usar italiano)
- 1 xícara de chá de água
- 1 folha de louro
- 1 galho de manjericão
- 1 pitada de noz moscada
- 1/2 colher de café de pimenta-do-reino
- 1 colher de chá de sal
- 1/4 xícara de chá de óleo
- 1/2 kg de carne moída

1. Bata os tomates no liquidificador com a água
2. Esquente o óleo em uma panela e frite a carne até começar a dourar. Adicione a manteiga. Coloque na panela a cebola, o salsão, a cenoura e o alho picado. Refogue bem por mais alguns minutos e adicione o suco de tomate, o louro, o manjericão, a noz-moscada, a pimenta e o sal.
3. Ferva em fogo brando, até o molho apurar e chegar na consistência desejada.
 
Como fiz na panela de barro e ela retém muito o calor, logo que o tomate fica na cor certa já desliguei o fogo e deixei 'apurando'. Depois é só juntar a massa já cozida ao molho, misturar bem, passar para o prato e cobrir com parmesão.
Não achei um molho incrível. Ao contrário, acabei por acrescentar cebola, salsinha e alho desidratados e mais um colher de chá de sal. Será que esse era o sabor do Bolonhesa da década de 40? Acredito menos ainda que seja o sabor da Bolonha... Ainda prefiro a minha versão e usar um pouco de vinho tinto antes de juntar os tomates...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário