domingo, 26 de maio de 2013

A original lasanha do Garfield

Final de semana é para Jantares de Cinema!!!
Pude passar a manhã de sábado passeando no Mercado Público para encontrar produtos fresquinhos, especiarias e todo um paraíso pra quem é feliz pilotando panela! Em casa, decidi fazer um prato super tradicional mas que me ensinou a fazer uma lasanha diferente de todas as que já fiz na vida - e que sempre instigou minha criatividade e meu desejo, como fã do Garfield desde criança! Além de já amar qualquer tipo de massa, era impossível ver o gato devorando uma travessa inteira sem ficar imaginando que delícia não devia ser aquele prato.
Ela é bem simples, mas requer organização.
Primeiro, é feita a carne moída: aqueça 1 colher de sopa de azeite numa panela larga. Acrescente meia cebola, meia cenoura e um talo de salsão, tudo bem picadinho, além de um pouco de sal para evitar que os legumes dourem demais. Refogue até que fiquem macios e transfira a mistura para um prato, mantendo-a aquecida. Coloque 500 gramas  de carne moída na mesma panela e, sempre mexendo, frite por completo. Adicione 150 gramas de tomates sem pele amassados, junte os legumes e acrescente meia xícara de caldo de galinha (eu usei de legumes). Diminua o fogo e deixe ferver por cerca de 30 minutos ou até que quase todo o líquido tenha evaporado. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta (substituí por gengibre em pó) a gosto e reserve tampado.
Faça o seu molho branco: 500 ml de leite, manteiga, farinha de trigo, sal e pimenta do reino. Substituí a pimenta do reino por lemon pepper.
Montagem: carne - massa (usei massa fresca) - molho. Repita a operação três vezes e cubra com 4 colheres de queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 25 minutos, ou até que as beiradas estejam borbulhando e a parte de cima esteja dourada.
Comi de um jeito que não comia há tempos!!! É diferente, estou acostumada a usar bastante mozarela, mas ficou incrível! Esta quantidade dá pra 3 pessoas esfomeadas ou 4 mais comedidas, servindo com uma boa salada pra acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário