terça-feira, 28 de maio de 2013

O aconchego dos Sabores Selecionados do Piperita

Como já devo ter dito antes, gaúcho e bairrista são sinônimos. E eu sou ainda mais fã dessa coisa de bairro mesmo e, portanto, apaixonada pelo Bom Fim (certa de que é o melhor bairro de Porto Alegre!). Tudo que abrir por lá eu vou ter a tendência a achar que é ótimo, mas se não achar bom, não vou comentar...
Nesse sábado, meio que por acaso, descobri a Piperita, uma delícia de armazém-café que abriu na João Telles há umas três semanas e que eu ainda não tinha ouvido falar.

O que me fez entrar foi o charme dos produtos expostos logo na entrada nesses vidros ainda mais charmosérrimos! São farinhas de linhaça, aveia, trigo integral e o que mais imaginar. E também uma super seleção de cereais, que podemos nos servir em saquinhos de papel em três diferentes tamanhos e depois pesar - ou seja, dá pra levar só um pouquinho pra provar ou um montão quando já tiver uma receita em vista.

Os grãos - de bico, café, milho, soja - e algumas castanhas e frutos secos ficam nesses dispensadores, uma tentação para os olhos!

E enquanto conhecia a loja, aproveitei pra pedir um cafezinho carioca e bater um papo com a dona da loja, que me contou que no andar de cima ainda tem uma cafeteria, um lugar ótimo pra encontrar os amigos ou pedir um dos livros de culinária emprestados no caixa e se encher de inspiração!

Mais ao fundo dá loja, há uma série de temperos, que podem ser encontrados em embalagens prontas ou por peso (eu escolhi um pacotinho de lemon pepper, uma porção de farinha de limão siciliano e outra de gengibre em pó), tudo organizado em prateleiras feitas de caixas de feira, mesas de madeira rústica e estantes de ferro, dando aquela sensação de armazém do interior ou dispensa da fazenda. 

Há também uma seleção de vinhos e alguns produtos industrializados, como sardela, missô, azeites, pimentas e molhos prontos, além de itens para quem gosta e sabe fazer sushi em casa.
E como não podia faltar em um bom armazém, há opções de defumados e queijos, o que me fez ficar com muita vontade de escolher uma boa farinha, grãos, sementes e temperos, levar pra casa um bom vinho e fazer um pão (bem coisa de colona!!), experimentando um pouco de tudo!
Tem também uma série de alternativas para quem tem intolerância a glúten.

Eu, definitivamente, voltarei lá e recomendo uma visitinha sem pressa, pra conhecer e se apaixonar! Porque tudo bem ser fã do bairro, mas como falei no início: quando não gosto, nem me manifesto.

2 comentários:

  1. e olha que eu nem falei que tinha um Chianti da Flora e outras opções da Porto a Porto... ia parecer tendenciosa!?!

    ResponderExcluir