terça-feira, 14 de maio de 2013

Panquecas, bacon e calda

A receita é de um filme antigo que já tem 20 aninhos - Feitiço do Tempo - e pra mim a experiência foi bem nova. Eu nunca tinha feito esse tipo de panqueca e acho que também nunca tinha assado tiras de bacon! Me dei conta disso logo no início da receita, que fala pra esticar as fatias de bacon e levar ao forno bem aquecido por 20 minutos ou atingir seu ponto favorito. Ponto favorito?! Como assim? Qual é meu ponto favorito? Pois é... nunca tinha assado fatias de bacon. Enfim, enquanto ficou lá assando, fiz a massa.
Vai um negócio que chama leitelho que eu também nunca tinha ouvido falar! Mas há solução: lembra quando a vó 'talhava o leite'? Pois é, é isso aí. É só colocar suco de limão siciliano em 200 ml de leite e esperar uns 10 minutos. Vai ficar meio parecido com iogurte natural.
Nesse tempo, vá peneirando uma xícara de farinha com uma colher de chá de fermento. Acrescente uma pitada de sal e misture tudo. Depois junte o leite e dois ovos, misture bem e deixe descansar por uns 15 minutos.
Na frigideira quente, mas em fogo baixo, com um tal de óleo em spray que eu nem sabia que existia e que foi satisfatoriamente substituído por gotinhas de óleo bem espalhadas, coloque uma colher da massa e espere até ter pequenas bolhazinhas na superfície para virar e dourar o outro lado. Essa medida dá oito panquecas.


Vá fazendo uma pilha com as panquecas prontas em um prato aquecido e depois cubra com aquelas fatias do bacon e com xarope de bordo - isso era outra coisa que eu não conhecia... aliás, continuo não conhecendo, mas usei o melado de romã e ficou simplesmente MARAVILHOSO!
Fica uma mistura entre o azedinho do romã, o salgado do bacon crocante e a leveza das panquecas.
Na boa, agora eu entendo o shape americano!! Preciso urgentemente retomar a academia e esquecer essa receita ou vou acabar uma rolha de poço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário