domingo, 19 de maio de 2013

RocambolO de Carne de Pleasantville

Decidi fazer a receita do Rocambole de Carne mesmo não tendo assistido ao filme, apesar das diversas tentativas na minha locadora. Mas quis testar assim mesmo e, como que colorindo a noite, enquanto assava, encontrei uma versão na internet que vai me permitir experimentar filme muito em breve!
Não sei porque se chama rocambole, vejo mais como o tradicional bolo de carne de cada família americana sentada à mesa com ervilhas e purê de batatas - será que a resposta está no filme?
A execução (assim como o próprio prato) é bem simples, porque todos os ingredientes são picados e misturados juntos, depois vai pra forma untada e 'forrada' com finas fatias de bacon e ao forno por 1 hora e meia. E também porque eu estava no modo multiprocessador-meu-herói e absolutamente tudo passou por lá! Cada ingrediente de uma vez, até o pão, mas tudo foi picado nele. Então, vamos ao elenco!
  • azeite de oliva para untar
  • 6 tiras de bacon defumado
  • 500 g de carne magra moída
  • 1 cebola bem picadinha
  • 1 talo de salsão bem picadinho
  • 1 ovo
  • molho inglês ou de pimenta a gosto
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • catchup a gosto
  • 1 bom punhado de farelo de pão
  • 2 colheres de sopa de salsa picadinha
  • sal e pimenta do reino a gosto
Usei uma forma dessas de bolo inglês e mais do que as seis fatias de bacon, porque as minhas eram muito curtinhas. A montagem é super simples, o único cuidado é apertar bem a mistura na forma para evitar a formação de bolhas de ar.
Cubra tudo com papel alumínio, coloque a forma em banho maria e leve ao forno pré-aquecido para assar (em fogo baixo) por cerca de uma hora, um pouquinho mais...
Acho que é daqueles pratos ótimos pra receber o gatinho no início de namoro, porque dá tempo de deixar tudo pronto, colocar no forno e sobra uma hora inteirinha pra arrumar a cozinha, a mesa, tomar um bom banho e ficar linda e cheirosa, assim como a casa, que vai estar super aconchegante com cheirinho de família!
Passada essa primeira 1 hora e 15 minutos, tire o papel-alumínio (vai estar tudo muito úmido e meio sem cor) e deixe mais uns 20 minutos em forno um pouco mais alto para a parte do bacon que ficou por cima ficar crocante. Deixe repousar por cerca de 10 minutos antes de servir - que é o tempo de arrumar o DVD, o sofá e se preparar para a sessão!
 
Para manter a tradição do prato, servi com purê de batatas e catchup. Só faltou uma porção de ervilhas frescas para a refeição tipicamente americana estar completa!

Nota de 25.05.2013: acabei de ver o filme (lindo!!!) e realmente de rocambole não tem nada. Aliás, todos os diálogos referem claramente Meatloaf, então não restam dúvidas de que o erro foi mesmo de tradução.

2 comentários:

  1. Gostei.... preciso de um multiprocessador em casa! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sucesso total!! E já sabe como foi feito o purê também,ne?!
      Quem foi que disse que cozinhar precisa dar muito trabalho?

      Excluir