terça-feira, 18 de junho de 2013

Canelone de Ricota

Essa receita, como está no livro, é estranha.
Numa outra oportunidade tentei fazer o Molho Cremoso, mas aí não explicava direito como fazer. Hoje entendi que a primeira parte da receita é o molho. Ok, eu devo ter lido com pressa da outra vez.
Depois sugere a utilização de uma receita de molho de tomate, mas é só pra colocar no fundo do prato, o que significa que vai sobrar um monte de molho pronto!
Então começo explicando que não usei molho vermelho, mas umas colheradas da Sardela que estava pronta. Segundo, usei massa fresca, então pulei a parte de cozinhar e reservar.
Para o recheio: misture 500 gramas de ricota fresca, sal, canela em pó, salsinha75 gramas de queijo ralado, uma colher de manteiga e noz-moscada.
Com a mistura obtida, recheie a massa formando pequenos rolos. Como o recheio fica bem consistente, eu gosto de moldá-lo na mão, como se fosse um bolinho, e depois enrolar a massa na volta.
Recheados todos os canelones, arrume tudo da seguinte maneira:
Forre um refratário com o molho; coloque sobre o molho os canelones (sem encostar um no outro pra que tenha espaço para o molho e não se grudem ao cozinhar), cubra-os com o molho cremoso e o queijo ralado e leve ao forno para gratinar - no meu caso, para cozinhar a massa, então o fogo deve ser baixo o suficiente pra não secar rápido demais.
Quanto ao molho cremoso, usei o Velouté, da página 370, ao invés do que constava no início da receita.
Ficou realmente muito bom, eu adorei!
Quanto ao recheio, acho que vou substituir a canela por gengibre em pó, ou acrescentar mais ervas frescas porque não curto muito o adocicado misturado. Alguma outra idéia??

Nenhum comentário:

Postar um comentário