terça-feira, 4 de junho de 2013

Crazy Cheese - o salgadinho mais riograndino de todos!


O salgadinho Crazy Cheese faz parte da história de todo mundo que foi adolescente em Rio Grande - RS nos anos 90!
Era o lanche oficial no intervalo do colégio e da faculdade. Opção certa quando se levava algum petisco em viagens ou quando eu ia para os festivais de dança. Cada um vai ter uma história pra contar (e várias pra não contar de jeito nenhum também...)
No início, só tinha no sabor queijo, depois surgiram as opções de cebola, presunto e bacon.
Até hoje, cada vez que vou pro Cassino tenho que trazer um pequeno e simbólico estoque e o roteiro só está completo depois de postar um foto no Facebook e todos os riograndinos espalhados pelo mundo comentarem morrendo de saudade!
Mas aí uma amiga (daquela época, claro) nos passou a 'receita secreta' mais fácil do que buscar na memória o cheirinho do recreio:
 
Ingredientes
Duas xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de queijo ralado (que tal tentar com uma mistura de queijos ralados?)
6 colheres de sopa de manteiga
Basta juntar a farinha e o queijo ralado. Misturar a manteiga até ficar uma massa firme e uniforme que desgrude das mãos.
Faça as bolinhas, quadradinhos, palitinhos ou o formato que achar melhor e leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos... mas fique de olho, porque pode ser que a segunda fornada fique pronta bem antes! 

Pra não precisar ficar untando e depois passando trabalho pra lavar a assadeira, eu gosto de colocar a massa sobre papel manteiga, mas acho que também deve funcionar se estiver untada com farinha.
Logo que sai do forno não se percebe muito bem o sabor, vale a pena esperar esfriar um pouquinho antes de provar.
Hoje, os meus foram o acompanhamento perfeito para o chimarrão, mas ficam ótimos com um chá bem quente e um filme ou na beira da piscina com uma cerveja bem gelada!
Já pensou em servir com a Sardela?

6 comentários:

  1. Nossa, eu me amarrava nesse salgadinho. Depois que me mudei do Sul não encontrei mais, só então descobri que era exclusividade da cidade kkkk... Mto bom... eu e meus amigos sempre comprávamos quando saíamos da escola. Ainda existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, pior que não sei... também saí de lá faz tempo, mas garanto que a receita dá super certo! já testou?

      Excluir
    2. Que máximo!!! Vou pedir pra uns amigos trazerem agora no feriado 😉

      Excluir