quinta-feira, 6 de junho de 2013

Guacamole do filme O julgamento de Paris

Desta vez a receita não veio de nenhum dos meus livros.
Assistindo ao filme O julgamento de Paris, além da fotografia maravilhosa e da vontade enlouquecedora de beber toda a Califórnia, fui surpreendida com uma harmonização impopular mas que não me era desconhecida, e por isso mesmo me chamou a atenção.
O personagem principal está degustando um vinho tinto e apreciando uma vista simplesmente perfeita do vale de Napa quando aparece um senhor local, provavelmente um trabalhador das vinhas desde que saiu das fraldas, trazendo nas mãos uma cumbuca de pedra sabão e estende ao estrangeiro uma porção de Guacamole.
A cena tem texto zero, mas a interação dos personagens é completa! O turista, já absolutamente surpreso com os vinhos californianos (já que vinho francês era praticamente uma redundância), lança  um olhar desconfiado e quase enojado ao velho que apenas sorri, coloca o prato na mesa e senta pacientemente à espera do sorriso garantido.


Como eu tenho amigos, já conhecia a combinação e sei que funciona e muito bem!
Então, para quem quiser testar, fica a receita que aprendi com o responsável por me apresentar esta combinação ótima pra receber os amigos, fugindo dos clássicos buschetta+vinho/guacamole+tequila.

Ingredientes: 
2 tomates processados
1 pimenta dedo de moça
1/2 maço de coentro
1 abacate
1 cebola média picada
suco de limão médio
3 colheres azeite de oliva
sal
tortillas

Abra a pimenta no meio e retire as sementes e os filamentos brancos e pique em pedaços bem pequeninhos. Processe finamente as folhas de coentro.
Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa em um recipiente fundo e amasse 'grosseiramente' com um garfo. Junte o azeite e os demais ingredientes e misture bem. Sirva gelado, com as tortillas.
E eu que de vinho só sei beber, não podia descansar enquanto não descobrisse o rótulo da cena: um Riege California Cabernet Sauvignon 1971.

Um comentário:

  1. Oi Livia, gostei!!!!

    A guacamole combina com Tequila, com churrasco, com vinho e claro com amigos...

    bjo

    ResponderExcluir