sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pão de Forma pra começar o inverno

Então é oficialmente inverno!
Já estamos tomando vinho, comendo fondue e enrolados em mantas há semanas, mas o dia de hoje merece alguma atenção especial. E com esse clima de manifestações, chuvoso e frio, pensei que nada é mais aconchegante que um pão quentinho com a manteiga derretendo! Então segue uma receita que achei muito boa e permite até algumas variações, aceitando bem a inclusão de grãos e farinhas variadas:
1. Misture duas colheres de sopa de fermento biológico com um copo de água morna e 3 colheres de açúcar e deixe a mistura coberta por 10 minutos.
2. Junte 1/2 copo de óleo, 2 ovos, sal e 1/2 quilo de farinha, misturando bem. A mistura deve ficar com uma consistência de massa de bolo.
3. Cubra a massa e deixe-a crescer até dobrar o volume - eu gosto de usar uma forma de suflê, porque aí tem bastante altura pra crescer sem melecar nada.
4. Depois de crescida, acrescente 1 copo de água fria e vá amassando com farinha de trigo até não grudar mais nas mãos.
5. Depois de bem sovada, faça 8 tiras, como se fosse para nhoque.
6. Enrole as tiras, entrelaçando-as (fiz isso de duas a duas) e coloque-as para crescer em formas de pão de forma - até dobrarem de tamanho de novo.
7. Asse em forno quente. Rende 4 pães.
Seguindo aquela minha regra de que o número de ovos determina o divisor da receita, fiz meia e dá super certo! Receita que entrou pra família em substituição a todos os outros pães!

2 comentários:

  1. Compartilho da ideia dos ovos!
    Parece bom, o fermento é normal? Em qto tempo, mais ou menos ele dobra de tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fermento biológico, já corrigi!! O tempo vai variar conforme a temperatura do ambiente e o peso da massa... mas em 30 minutos já dá pra ver uma diferença!

      Excluir