quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pasteizinhos de siri ao vapor - Comer, Beber, Viver

Ontem foi um dia pesado dentro de uma fase meio tensa... nada de especial - o que é o bom e o ruim.
Ontem olhava os ingredientes que tinha na geladeira e sequer consegui fazer um espaguete. Mas aprendi que nesses dias é melhor nem tentar, jantei uma fatia de pão e deixei a cozinha pra quando chegasse a hora dela.
Hoje cheguei em casa tarde e cansada, mas achei que devia limpar a cabeça com uma receitinha dessas que me alimentam a imaginação, fui de Receitas de Cinema e acho que foi a escolha perfeita.
Os ingredientes eu já havia comprado em outras oportunidades: o siri na Feira do Produtor, no Cassino, e a massa para wonton numa ida a uma loja especializada. Estava tudo guardado esperando a hora certa. Não tinha camarão nem as tais castanhas d'água que nem sei o que é, mas não foi fundamental. Posso fazer outro dia pra tirar a prova, mas de qualquer forma gostei do resultado.
Os ingredientes são: 1 colher de chá de amido de milho, suco de um limão, 1 colher de chá de shoyu, 1 pedacinho de gengibre (usei em pó), 1 dente de alho ralado, 1/2 colher de chá de açúcar, sal a gosto, 50 gramas de camarão cozido e picado e 60 gramas de carne de siri branco (essa proporção pode ser alterada 'a gosto do freguês'), 3 castanhas de água picadinhas, 1 cebola bem picadinha e massa para wonton.
Na verdade, é só misturar tudo, na ordem em que estão descritos e deixar descansar por uns 5 minutos.
Abra 12 massas e pincele as bordas com água. Recheie cada um com 1 colher de chá do recheio.
 
A receita original manda cozinhar no vapor, mas fiz como o dono da loja onde comprei a massa me ensinou: doure levemente as trouxinhas no óleo de gergelim em uma frigideira larga e funda e depois vá colocando água aos poucos, pra fazer vapor, mantendo tampado.
Para servir, fiz um molhinho com limão, shoyu e mix de pimentas moídas na hora. Muito bom! Excelente descoberta para petiscos e para temperar saladas. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Isabela, a massa para wonton foi comprada em uma loja especializada em produtos orientais. Em São Paulo se acha super fácil na Liberdade. Conversei com uma japonesa para perguntar como fazer a massa, mas ela não sabia me explicar... :(

      Excluir