segunda-feira, 15 de julho de 2013

Filé de abrótea ao molho meunière e batata sautè

Andei pensando que várias vezes eu escrevo que a receita foi fácil, não deu trabalho e foi rápida. Mas esses conceitos são subjetivos e podem variar de pessoa pra pessoa, então aproveitei o domingo pra cozinhar sem pressa e achei que valia a pena ver quanto tempo ia levar pra ficar tudo pronto, desde temperar o peixe até montar o prato.
A receita já tava escolhida,  filé de abrótea ao molho meunière e batata sautè.

Liguei o cronômetro logo quando abri o livro, antes mesmo de separar os ingredientes, e desliguei só na hora de fotografar. E o reloginho tá aí do lado pra provar! Nesse tempo, temperei o peixe e coloquei pra assar no forno baixo, todo o resto fiz nesse intervalo e, como podem ver, não deu nem 1 hora e meia! Pra mim, isso é uma receita feita com calma e paciência, deu tempo até de ir lavando a louça que ia sujando. Mas como era domingo... dá pra conversar, tomar uma cerveja, ouvir música...

Sobre a receita, ou melhor, as receitas, vamos por partes:
  • O peixe eu temperei com lemon and pepper desidratados. Optei por não fritar na manteiga, então levei ao forno médio com pouco azeite e, como os filés eram finos, em uns 30 minutos estavam assados.
  • Molho Meunière: é só misturar todos os ingredientes - 100 gramas de manteiga, 2 colheres de sopa de limão, 1 pitada de sal, 1 de pimenta branca e 2 colheres de sopa de alcaparras - em uma frigideira. Quando a manteiga começar a derreter, diminua a chama do fogo e vá mexendo até misturar todos os ingredientes.
  • Batatas sautè: cozinhe as batatas com casca em água fervente. Cuide para que não fiquem moles demais. Escorra as batatas e espere esfriar para descascar. Corte em fatias de 1 cm. Aqueça a manteiga em uma frigideira e acrescente as batatas, deixe que dourem levemente. Tempere com sal, pimenta do reino e salpique com salsinha fresca.
 
Como dizem as Julias, tudo fica maravilhoso com manteiga! Claro que não dá pra fazer isso toda semana, senão não tem chá, academia e nem stent que salve as artérias do cidadão, mas que é uma delícia, isso é!

Um comentário: