quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ravioli de queijo minas e ervas

Hoje foi dia de botar a mão na massa!
Como eu falo sempre, misturar uma farinha e uns ovos me faz um bem... Coisa do sangue italiano que não faz a menor questão de ficar em segundo plano - e nem deve. Tudo começou assistindo o filme A Grande Noite, uma delícia de história de dois irmãos italianos tentando ensinar aos americanos que a culinária italiana é muito mais do que espaguete com almôndegas - estou me ensaiando para tentar fazer um Timpano... mas acho que preciso de mais amigos reunidos pra fazer um prato dessas proporções!
Bem, a receita é de uma massa básica para diferentes tipos de pasta:
 
Ingredientes:
1/2 quilo de farinha
6 ovos
salmoura
 
Sabe aquela técnica do vulcão? Essa é a hora. Faça um furo no monte feito com a farinha e junte os ovos. Misture bem e vá incorporando a salmoura até dar o ponto, a massa tem que ficar bem elástica, o suficiente pra poder abrir o mais fina possível com um rolo ou na máquina.
Aberta, deixe descansar entre dois guardanapos por uma meia hora. Enquanto isso, fiz o recheio: queijo minas, mostarda e ervas frescas (salsinha e cebolinha, era o que tinha de bom na minihorta), tudo bem misturado no processador.
Para quem não tem os utensílios de cozinha perfeitos para cada prato, no caso aquelas formas para raviole, depois de abrir como está aí na foto, é só ir colocando os montinhos de recheio e dobrar a massa ao meio (no caso, na longitudinal). Depois, é só cortar na volta do recheio, pressionando bem pra 'colar' as bordas.
Eu usei um molde quadrado de biscoitos, mas uma taça de licor também funciona super bem!
E lembram da receita pra casquinha de siri? Sobrou um monte e usei pra fazer o recheio de metade da receita.
Pra cozinhar, água fervente com sal.
Coloque poucas unidades na panela e assim que elas boiarem, retire com uma escumadeira.
Por fim, é só escolher o molho e servir.
Para acompanhar este de queijo e mostarda, fiz o molho de manteiga com limão e pimenta - é só derreter a manteiga, juntar o suco de limão e acrescentar as pimentas moídas na hora.
Uma delícia pra qualquer massa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário