quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Espaguete a carbonara

Várias coisas bacanas vão acontecendo e eu esqueço de comentar, mas hoje vi uma pessoa compartilhar em um grupo no facebook uma das receitas  do blog! Ebaaaa!! E eu achando que ninguém lia...
E teve um leitor no Vietnã!
Muitas surpresas...
Outra grata surpresa foi esse espaguete, já que nunca curti muito as opções carbonara porque achava muito pesado, mas no final achei que ficou bem bom.

Os ingredientes, já conhecidos, são:
1 pacote de espaguete
200g de bacon
200g de queijo parmesão ralado
sal
pimenta do reino
250g de creme de leite
1 col de sopa de cebola picada
2 col de sopa de azeite
5 ovos

Encha uma tigela com água fervente para que ela fique aquecida. Corte o bacon em cubos. Encha uma panela com água e leve para ferver para cozinhar o macarrão.
Frite o bacon com o azeite até que fique dourado (e, no meu caso, elimine a gordura), adicione a cebola e refogue até que fique translúcida, reserve. Eu gosto de escorrer a gordura que sobra. Coloque a massa para cozinhar, conforme as instruções da embalagem - normalmente eu coloco um raminho de alecrim ou uma lasca de gengibre na água, acho que dá uma saborizada boa.
Escorra a água da tigela e acrescente os ovos batendo levemente, acrescente o sal, o creme de leite e a pimenta do reino, o refogado do bacon e o parmesão, misture bem.
Quando a massa estiver pronta escorra bem, misture rapidamente aos outros ingredientes mexendo bem. Sirva!
Não satisfeita, fui dar uma pesquisada sobre a origem do nome e parece que não há certeza plena nesse ponto, mas pelo que li, há duas grandes hipóteses, mas predomina aquela de que o nome deriva dos carbonari, trabalhadores das minas de carvão na região da Umbria, mas também há fortes boatos de que o nome viria da pimenta preta moída que representaria o carvão no prato.
Tem até uma versão que diz que teria sido inventado durante a segunda guerra, com bacon e ovos dos soldados americanos, e posteriormente trazida a América.
Podem ver que na minha versão não tem muito bacon, né?!
Acho que estamos acabando com as receitas de massa do livro... hora de estudar um pouco e me dedicar mais a algum outro capítulo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário