terça-feira, 27 de agosto de 2013

Molho Napolitano - básico e rústico para um nhoque de primeira!

Dia 29 chegando... mais uma sugestão daquele nhoque que nos enriquece o mês inteiro!
Essa receita está descrita no livro de uma forma super longa, porque traz toda uma explicação de como tirar a pele dos tomates sem que eles cozinhem e se desmanchem demais. Só que eu usei tomates enlatados sem pele, então foi muito fácil e rápido. Usei 4 tomates e uma colher de sopa de alho picado, mas os ingredientes seriam:
1 kg de tomates vermelhos picados sem pele e sem sementes
6 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picado
1 colher (sopa) orégano
sal e pimenta-do-reino
Ao final, fica a sugestão para incrementar com azeitonas, alcaparras, pimenta calabresa seca ou manjericão. Eu usei uma colher (de sopa) de alcaparras bem picadinhas.
Como preparar:
Deixei os tomates picados e daí é só refogar o alho no azeite. Acrescente os tomates e cozinhe em fogo forte (prefiro em fogo médio, dando 'o ponto' aos pouquinhos...) até que os líquidos evaporem, lembrando que os tomates devem permanecer em pedaços macios. Depois é só adicionar os temperos e desligar o fogo.
Servi com uma porção de nhoque de batata coberta de parmesão e fiquei completamente satisfeita!! Deve ficar muito bom com carnes também. É um molho bem leve, saudável e super presente, uma delícia que ainda permite variações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário