sábado, 17 de agosto de 2013

Pudim de café para sobremesa do churrasco

Encontro com amigos é a minha chance de fazer doces, já que eu mesma não como açúcar e, portanto, não faz sentido ter sobremesas em casa.
Bom, hoje tinha churrasco do grupo de corrida e resolvi levar uma sobremesa. Achei essa receita que é ótima, principalmente porque não vai creme de leite nem leite condensado, a única gordura é dos ovos e o açúcar que uso é mascavo (ok, dei uma misturada pra não ter risco de ficar muito pesado e não funcionar bem).
Primeira etapa é derreter uma colher de manteiga e misturar duas colheres de farinha, fazendo um roux. Depois, acrescente uma xícara de café bem forte (usei uma colher 'reforçada' de café solúvel) e uma de leite - no meu caso, desnatado. Vá cozinhando sem parar de misturar até formar um creme mais consistente.
Retire do fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, bata 4 claras em neve e reserve.
Quando o creme já estiver morno, junte as gemas, uma a uma, alternando com colheradas de uma xícara de açúcar até que esteja tudo bem misturado. Depois junte bem de leve as claras e coloque na forma de pudim untada.
Leve ao forno em banho maria por 45 minutos.
Na verdade, fiz na véspera, então o meu ficou umas 12 horas na geladeira e realmente não sei se precisa tudo isso... No livro não fala nada.
Para desenformar, aquela aquecidinha leve na boca do fogão e pronto!!


Um comentário: