segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pão de ervas frescas no liquidificador

Não é ótimo começar a semana com pão fresquinho? Na real, pão fresquinho é ótimo pra começar o dia, começar a semana, pra fazer uma pausa no trabalho...
Mas como a agenda da semana é sempre apertada, acabo fazendo pão em casa só nos finais de semana, que é quando sobra mais um tempinho pra botar a cozinha em ordem e preparar tudo com calma. Dessa vez, pra colaborar, minhas ervas na janela estavam lindas! O manjericão é o que tá mais caidinho, mas o alecrim tomou conta do vaso, a cebolinha tá tão gigante que quase quebra e a salsinha se espalhou. Resolvi que era dia delas e fui à cata de uma receita que infelizmente não achei na Dona Benta. Resolvi apelar para a memória e tentar fazer do jeito que eu lembrava que funcionava... (momento frio na barriga). Bati no liquidificador os seguintes ingredientes:
2 ovos inteiros
350 ml de leite
50 ml de azeite extra-virgem
50 ml de óleo
15 gramas de fermento biológico
1 colher (sopa-rasa) de açúcar
1colher (rasa) de sal
salsinha, cebolinha, manjericão, 1 dente de alho picado

Vai ficar bem líquido, aí é só despejar (aqui é sempre na forma de suflê) numa vasilha alta e juntar 3 xícaras de farinha. Como também é dia de arrumação dos armários, nessas minhas três xícaras tinham restos de diferentes farinhas, aveia em flocos e linhaça.
Misture com carinho e se quiser dá pra colocar mais ervas frecas.
Depois, coloco numa forma de bolo inglês untada e espero crescer por 1 hora. Como a minha forma é pequena, ainda deu pra fazer 10 pães menores em forminhas de cupcakes - que amanhã vão para o trabalho, alegrar a vida da equipe! Vai crescer bastante, então não encha as formas, coloque pouco mais do que a metade. Eu ainda joguei por cima um pouquinho de gergelim e queijo ralado (dia super inspirada! hehehehe)
Bom, já que é bom o forno estar pré-aquecido, coloco o timer para uns 5 minutos antes do tempo final de crescimento e daí ligo o forno, termino de organizar a área e já dá pra assar!

Um comentário:

  1. Uma hora é ruim... não tem um que tenha que esperar um minuto!?? hahahaha

    ResponderExcluir