sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cozinha com Denominação de Origem

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma massa com sardinhas!
Eu acabei de comer a melhor de todas da vida, fazia muito tempo que não voltava a esse gostinho de festinha de aniversário do colégio - porque sempre tinha aquela pizza super fofa que a mãe de algum coleguinha fazia em casa.
Dia do tricolor entrar em campo não dá pra passar muito tempo na cozinha, a coisa tem que ficar pronta logo pra me concentrar só na tv, então resolvi experimentar a receita do Macarrão à Siciliana e aí lembro de um projeto que eu tinha há um tempinho de estudar e escrever sobre as receitas "batizadas" com o nome do seu local de origem, como às nossas conhecidas "milanesa", "mineira", "bolonhesa", "califórnia" e por aí vai. 
Bom, até então não tinha estudado nada sobre o assunto e hoje, enquanto cozinhava, penso que há uma grande semelhança entre esta receira com a Sardela, o que confirma que o nome pode sim ter origem na região da Sicília, uma ilha italiana no meio do Mediterrâneo. A sardinha, por lá, sempre foi abundante e os demais ingredientes também são bem conhecidos - especialmente nessa moda de dietas chamadas mediterrâneas. 
Então vamos ao que interessa, ingredientes para 500 gramas de massa:
  • 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1 colher (sobremesa) de alho picado
  • 1 cebola grande picada
  • 3 latas de sardinha escorridas
  • 1 colher (sopa) de uvas-passas
  • 2 latas de tomates
  • 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
  • 1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
  • 2 colheres (sopa) de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino
Pra começar, gosto muito de usar laranja no molho e dessa vez não foi diferente. Por outro lado, não gosto de passas e frutas  na comida, então pulei essa parte!

Como se faz: aquecer o azeite e refogar a cebola e o alho. Junte as sardinhas picadas grosseiramente e refogue por 1 minuto. Regar com o suco de laranja, deixar evaporar, acrescentar os tomates (tenho usado tomates sem pele enlatados e funciona super bem) e misturar novamente. Abaixar o fogo e cozinhar por 5 minutos. Nessa hora, deveria se adicionar as uvas-passas, mas eu fui direto para as raspas de casca de laranja. Misture novamente, acerte o sal e a pimenta-do-reino e salpique a salsinha.
Depois é só juntar à massa escolhida e cozida em água e sal.
Dessa vez, nada a reclamar!
Confesso que não segui as quantidades, não me preocupei nem um pouco com isso, na verdade. Fiz tudo no olho e no coração.
Feito isso, prato fundo pra jantar na frente da televisão que o tricolor tá entrando em campo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário